Berinjela

Originária do Oriente Médio, é um dos vegetais mais utilizados na culinária de todos os países da costa mediterrânea.

A berinjela é um alimento rejuvenescedor, que contém um conjunto de fitonutrientes que acabam com os radicais livres. Um deles é o ácido clorogênico, um poderoso antioxidante que reduz os níveis de colesterol ruim e que possui ação antiviral. O outro é uma antocianina, o nasunin, que acredita-se ajudar o organismo a eliminar o excesso de ferro, o que reduziria o risco de desenvolvimento de males como o câncer, doenças cardíacas e artrite.

Além de muito saudável, como comprovado em resultados daqueles que praticam a dieta mediterrânea, a berinjela é um ingrediente versátil, que pode ser utilizada em saladas, massas, pastas e ainda, como prato principal em dietas vegetarianas.

Na Grécia, é um dos ingredientes principais da Mussacá (Mussaka, Moussaka), prato conhecido internacionalmente, constituído por camadas de berinjelas, carne de carneiro e tomate,  condimentado com azeite, cebola e ervas e  pimenta.

[author] [author_image timthumb=’on’]http://abcdagastronomia.com.br/site/wp-content/uploads/2013/03/bibliografia.png[/author_image] [author_info]Wright, Jane – Alimentos Funcionais, 100 receitas de saúde[/author_info] [/author]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *