Shiitake

O shiitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível nativo de florestas asiáticas, mas hoje é cultivado e comercializado em vários países. Começou a ser cultivado no Brasil no início da década de 1990. A palavra “shiitake” tem origem no japonês shii (uma árvore parecida com carvalho) e take (cogumelo).

Considerado um dos cogumelos comestíveis mais consumidos no mundo, o shiitake faz parte há muitos anos dos hábitos alimentares dos povos asiáticos, tendo sido encontrada uma referência histórica do consumo de shiitake em 199 AD.

O shiitake é nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 17,5% de proteínas, com nove aminoácidos essenciais. Tem também importância medicinal, possuindo substâncias com propriedades medicinais para o tratamento e controle de pressão arterial, redução do nível de colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, e inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.

O shiitake pode ser conservado por 10 a 15 dias em refrigerador (4 °C). Na culinária, o shiitake pode ser preparado em sopas, molhos, saladas e até empanado. Pode ser preparado de modo parecido a da carne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *